Aula inaugural dos cursos de Pós-Graduação e MBA em Marketing recebe Conrado César, analista sênior de marketing da Prudential 

Foto de Capa: Lucas Furtado Isaias 

Por Lucas Furtado Isaias 

Os cursos de MBA em Marketing e Comunicação Estratégica e Marketing Digital e a pós-graduação em Comunicação Integrada, Digital e Gestão Estratégica em Conteúdo tiveram, em 11 de junho, uma aula inaugural conjunta com duas palestras em sequência. Além disso, ocorreu a apresentação do que os alunos irão aprender durante os 18 meses de duração dos cursos aos sábados, de maneira quinzenal, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.  

O coordenador do curso, Bruno Mello abriu as atividades falando sobre a “Nova Alfabetização do Marketing e do Profissional Moderno de Sucesso”. Em seguida, o ex-aluno e analista sênior de marketing da Prudential, Conrado César abordou sobre “Versatilidade e Pragmatismo: como a Arte de Planejar e Lidar com o Improviso Podem Impulsionar a Carreira”. Ele apresentou também um caso de sucesso da companhia que ajudou a marca a ser conhecida pelo público.  

Bruno abordou em sua palestra as transformações que o marketing está passando com as mudanças nas formas de consumo, o que impacta nas entregas de produtos e conteúdos ao público. Ele falou que as empresas precisam usar a estratégia intitulada de “mobile first”, ou seja, priorizar inciativas que possam ser consumidas em aparelhos compactos como smartphones. O professor contou que as pessoas tocam nos aparelhos cerca de 150 vezes por dia.  

Professor Bruno Mello mostrando como os smartphones impactam a vida das pessoas (Foto: Lucas Furtado Isaias)

O coordenador dos cursos comentou sobre os benefícios do marketing para trazer produtos que podem ser úteis e benéficos na vida das pessoas. Ele lembrou que o marketing é muito atacado atualmente por conta de atitudes de empresas e pessoas, mas que não é exatamente isso. Durante a palestra, Bruno mostrou vídeos do projeto The Communication Revolution realizado pelo Grupo RBS em 2013 para exemplificar as transformações que a comunicação está passando. O coordenador falou para os alunos não terem medo de serem ousados e trazer novas ideias às empresas.  

Conrado, em seguida, liderou a segunda parte falando sobre sua trajetória. Formado em jornalismo, ele trabalhou em diversas áreas até chegar na Prudential. Ele comentou sobre a importância da versatilidade de funções que ocupou como repórter, designer, entre outros cargos em sua carreira profissional. O analista senior falou sobre o seu trabalho para ajudar o aumento de visibilidade da seguradora no Super placar de Super placar de futebol.  

A Prudential tinha reclamações em redes sociais públicas por áreas que ela não atua como financiamentos e capitalização. Ao ser contratado, ele ao lado de uma equipe durante três meses monitorou os comentários públicos sobre a companhia e a maioria eram negativos e se referindo a áreas que não fazem parte da atuação da seguradora. Após a descoberta, a empresa passou a investir em mais comunicação usando as redes sociais. 

Conrado César contando sua trajetória profissional e seu trabalho na seguradora Prudential. (Foto: Lucas Furtado Isaias)

Para ampliar a visibilidade da companhia, eles participaram de um vídeo do canal Me Poupe, plataforma especializada em investimentos, sobre a escolha de seguros. O vídeo teve uma alta visibilidade o que fez a seguradora ser mais conhecida pelo público e ter uma taxa de assinatura de apólices de seguro maior que o normal e em tempo menor que a média.  

Na segunda parte da aula, Bruno fez uma apresentação das bases gerais dos cursos, mostrando os currículos que os alunos terão durante os períodos letivos. Dois terços dos cursos são feitos em conjunto com todas as matérias sendo ministradas para os três cursos.  

Ao final dos cursos, ocorre o Super Case, projeto em que uma empresa convidada aponta um problema a ser resolvido e os alunos precisam encontrar uma solução eficiente. Os trabalhos serão analisados por uma banca de jurados, incluindo um membro da empresa participante. Bruno também falou dos projetos experimentais que são o trabalho de conclusão do curso dos estudantes. Os alunos escolherão uma empresa e trarão soluções para problemas e desafios que ela enfrenta.  

Bruno Mello explicando o programa dos cursos de pós-graduação e MBA na área de marketing oferecidos pela FACHA (Foto: Lucas Furtado Isaias)

Deixe um comentário